Estudo publicado no mês de agosto no periódico Frontiers in Psychology verificou que ratos alimentados com uma dieta de cafeteria típica australiana (contendo: tortas de rins, enroladinhos de salsicha, biscoitos, bolos, rocamboles) durante duas semanas, alteraram seus comportamentos drasticamente.
A saciedade sensorial dos ratos foi reduzida, sendo este o mecanismo pelo qual somos atraídos a experimentar diferentes alimentos.
Os ratos alimentados com a dieta de cafeteria preferiram consumir grandes quantidades do mesmo alimento, não experimentando outros alimentos mais balanceados e saudáveis.
Segundo os autores, a pesquisa consegue explicar como a ingestão excessiva de alimentos gordurosos enfraquece o nosso autocontrole.
Como o sistema de recompensa cerebral é similar entre todos os mamíferos, a alteração do sistema dopaminérgico mesocorticolímbico e a redução neuronal do córtex orbitofrontal pode ocorrer também em humanos, fazendo com que escolhemos consumir alimentos hipercalóricos.
Os resultados demonstram que a exposição aos alimentos gordurosos reduz tanto o estímulo de saciedade como altera o comportamento frente aos alimentos, auxiliando na compreensão de como podemos auxiliar indivíduos que lutam para perder peso corporal.
Referência:
Reichelt AC, Westbrook RF, Morris MJ. Cafeteria diet impairs expression of sensory-specific satiety and stimulus-outcome learning. Frontiers in Psychology 2014;5:1-11. Doi: 10.3389/fpsyg.2014.00852
Disponível em: http://journal.frontiersin.org/Journal/10.3389/fpsyg.2014.00852/abstract