quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ano Novo - Dieta Nova

As festas de final de ano e a mesa farta sempre estiveram associadas. Geralmente os pratos são mais calóricos e permite-se a gula para comemorar o Natal e o Ano Novo.

A comida, além do caráter de repor a energia do ser humano, sempre foi uma forma de celebração. E é cada vez mais usada para marcar as reuniões entre as pessoas. Grandes negócios são discutidos à mesa de um restaurante.

Mas a comida vai além. Atualmente, come-se maneira errada, gerando doenças relacionadas ao mau hábito alimentar. Busca-se na comida algo que ultrapassa o que ela pode oferecer: curar a solidão; ansiedade, frustração e etc.


Claro que, nesta época, podemos comer coisas que não são consideradas saudáveis. Mas esse tipo de alimento não deve fazer parte da rotina. No dia-a-dia, nada como estabelecer uma rotina em que os alimentos sejam mais saudáveis.

Mesmo com fartura na mesa das tradicionais ceias, lembre-se de fazer no mínimo quatro refeições todos os dias, assim você evita comer demais de uma só vez.

Controle-se para não ingerir quantidades maiores do que as que você está acostumado, evitando o mal-estar de sentir a barriga pesada.

Prefira frutas, saladas, carnes e grãos poucos condimentados. Outra dica é apenas provar os pratos mais pesados ou mais gordurosos. Resistir à tentação da gula é um desafio a ser vencido.

Bebidas alcoólicas provocam embriaguez e possuem elevados teores de açúcar. Quem aprecia os sabores das bebidas alcoólicas pode aproveitar a ceia para tomar uma dose, mas evite beber com o estômago vazio.

Então, deixe as preocupações para o ano velho e aproveite seus momentos de lazer com muita alegria e saúde. Os pensamentos positivos contribuem fortemente para o equilíbrio emocional, fator que influencia diretamente na saúde.