segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Fastfood x Crianças

O percentual de sal de lanches de fast-food, voltados ao público infantil, representa mais que o dobro do recomendado para uma crianças de 7 a 10 anos de idade.

Os dados fazem parte de uma campanha mundial da Consumers International (CI), apoiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pela criação de uma regulamentação internacional para o marketing de comidas e bebidas consideradas pobres em nutrientes e ricas em calorias, açúcar, gorduras e sal para crianças. O movimento é desenvolvido paralelamente a campanhas pela melhora dos padrões nutricionais dos produtos. Ambas as ações visam a reduzir os índices de obesidade, considerada uma epidemia mundial.

O levantamento foi feito na Argentina, Brasil, República Tcheca, Dinamarca, Fiji, Índia, Itália, Coreia do Sul, Malásia, Holanda, Peru, Cingapura, Espanha e Reino Unido. No Brasil, além de McDonald's e Burger King, testados mundialmente, o levantamento incluiu as redes Bob's, Giraffas e Habib's. A pesquisa mostra que os menus infantis apresentam altíssimas concentrações de gorduras totais e saturadas e de sódio.

Por outro lado, o estudo revela a ampliação de ofertas saudáveis pelas redes de fast-food. - fato destacado pelo McDonald's em resposta à consulta feita por esta coluna a todas as redes. O McDonald's acrescentou que seus lanches estão adequados a uma dieta saudável e que há 60 combinações de McLanche Feliz, 83% delas com menos de 600 calorias.


Fonte: Jornal O Globo de 10/10/2009. Disponível em: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2009/10/10/entidade-internacional-mostra-que-lanches-fast-food-nao-sao-adequados-para-criancas-768007099.asp


Pesquisa disponível em:
http://consint.live.rss-hosting.co.uk/files/100059/FileName/FriedTstd-ReportFINAL.pdf