segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Risco de Aterosclerose em Crianças

As carótidas de crianças e adolescentes obesos se parecem muito com as de adultos de 45 anos, revela um estudo apresentado nos Estados Unidos.

Os pesquisadores mediram a espessura das paredes internas destas artérias com ultra-som em 34 meninos e 36 meninas com sobrepeso e obesidade, com média de idade de 13 anos.

O aumento da espessura das paredes das carótidas, que levam o sangue ao coração e ao cérebro, indica o aumento de placas de gordura, que ameaçam obstruir estas artérias e provocar uma crise cardíaca ou um derrame cerebral.


"Constatamos que o estado das artérias desta crianças e adolescentes é mais típico de alguém com 45 anos do que de alguém de pouca idade", destacou o doutor Geetha Raghuveer, professor de pediatria da faculdade de medicina da Universidade do Missouri, em Kansas City, e cardiologista do hospital Mercy.

As paredes das carótidas dos participantes tinham uma espessura média de 0,45 milímetro, chegando a 0,75 milímetro.

"Estas crianças tinham a idade vascular (espessura das artérias) 30 anos além do normal", destacou Raghuveer, que apresentou o estudo na conferência anual da American Heart Association, em Nova Orleans (Louisiana).

Matéria publicada na Revista Veja de 11/11/2008.
Disponível em:
http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/arterias-criancas-obesas-sao-semelhantes-adultos-45-anos-176480.shtml