terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Alimentos Orgânicos

Há pouco tempo, essa expressão era usada para pequenas hortas nas quais se cultivavam legumes e verduras meio ao estilo hippie.

Hoje, os produtos orgânicos, são alimentos cultivados sem agrotóxicos, hormônios de crescimento, conservantes ou fertilizantes químicos.

Para ser considerado orgânico, o produto precisa ganhar um selo de qualidade emitido pela Associação de Agricultura Orgânica e o Instituto Biodinâmico.


Características dos Produtos Orgânicos:

  • Produzidos sem agrotóxicos, hormônios ou fertilizantes químicos;
  • Algumas frutas possuem manchas na casca, apresentando aparência menos convidativa;
  • Custam até duas vezes mais do que os produtos convencionais porque sem os fertilizantes sintéticos que estimulam o crescimento acelerado das plantas, o rendimento da lavoura orgânica é baixo.

Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, “14% dos brasileiros que vivem nas grandes cidades consomem algum tipo de produto orgânico e o fazem por causa da imagem de pureza que esses alimentos transmitem. Esses consumidores acreditam que, ao incluir mais orgânicos nas refeições diárias, diminuirão o risco de doenças como hipertensão e infarto. Muitas pessoas também estão convencidas de que, ao consumir orgânicos, praticam uma boa ação”.

“O apelo dos alimentos orgânicos é psicológico. Numa associação imaginativa de causa e efeito, algumas pessoas cultivam a noção de que, por serem livres de aditivos químicos, esses alimentos deveriam fazer bem à saúde”.

Embora legumes, verduras e frutas sejam os alimentos orgânicos mais consumidos, a carne bovina, frango e ovos, também podem fazer parte dessa categoria.


Exemplos de Alimentos Orgânicos:

  • Carne vermelha: Para que a carne seja considerada orgânica, o gado não recebe medicamentos veterinários, à exceção das vacinas. Para combater doenças, os animais são tratados com remédios veterinários homeopáticos.
  • Frango: O frango orgânico não pode receber ração com hormônio de crescimento.
  • Ovos: As galinhas não recebem antibióticos nem hormônios de crescimento. Não se devem confundir os ovos orgânicos com os ovos caipiras, gerados por galinhas que podem buscar sua alimentação no solo, à moda antiga.
  • Tomate: O tomate convencional é o alimento que mais contém defensivos agrícolas. Pulverizado sobre as plantações, o agrotóxico permanece concentrado na casca e na polpa do fruto. O tomate orgânico, assim como outras frutas, verduras e legumes, são cultivados totalmente livres de agrotóxicos.
  • Mel: O apiário deve estar localizado numa região em que as abelhas só consigam recolher néctar e pólen em flores de áreas livres de agrotóxicos ou lixões.
  • Açúcar: O açúcar não passa pelo refino industrial e, por isso, não contém os aditivos químicos usados nesse processo.

Instituto Ipsos: http://www.ipsos.com.br/default.asp?resolucao=1440X900