terça-feira, 12 de maio de 2009

Queijos

Queijos são alimentos constituídos basicamente pelo leite, porém, cada um possui um modo diferente de preparo. Conheça abaixo um pouco mais dos queijos mais comercializados no mundo:

Prato: sabor suave e consistência macia. É usado em sanduíches e pode ser aproveitado em preparações como recheio para tortas e canelones.

Queijo Minas: Pode ser utilizado em sanduíches, sobre massas, em pães de queijo e como recheio em outras preparações. Há quatro variedades, dependendo do grau de maturação:

  • Branco: macio e de consistência leve;
  • Meia cura branco: mais firme que o queijo branco;
  • Meia-cura amarelo: cremoso e semelhante na aparência ao queijo prato
  • Queijo branco curado: duro e próprio para ralar.

Ricota: massa cremosa, branca e fresca, feita com o soro do leite de vaca. Pode acompanhar doces em calda, geléias, ou ser utilizada como ingrediente de sanduíches, tortas e massas. Além da ricota fresca, há também a defumada, de sabor suavemente apimentado.

Requeijão: consistência pastosa e pode ser consumido sobre pão, torradas, biscoitos ou em preparações doces, como recheio ou acompanhamento.

Catupiry: consumido com pão e torrada, acompanhando doces e geléias, em preparações culinárias tradicionais, além de pães e pizzas.

Parmesão: possui origem italiana, quando fresco tem consistência cremosa e pode ser consumido com pão ou torradas. Endurecido, usa-se ralado sobre molhos, saladas, sopas e massas.

Mussarela: também de origem italiana, muito utilizado em pizzas, lasanhas, risotos e sanduíches.

Provolone: de forma alongada e envolto em casca de parafina. Quando novo, tem casca cremosa e suave, tornando-se mais duro e picante com o tempo. Ralado ou picado, é empregado no preparo de cremes, tortas e suflês. Pode ser utilizado em cubos para aperitivo, cru ou à milanesa.

Gorgonzola: produzido com leite integral ou parcialmente desnatado. Durante o processo de envelhecimento é furado com uma agulha de cobre para facilitar a penetração do bacilo que produz o mofo característico deste queijo. Tem sabor picante e odor acentuado. Usado em canapés, molhos e pizzas.

Roquefort: produzido com leite cru de ovelha e amadurecido dentro de velhas cavernas, o roquefort fica coberto de um mofo esverdeado, de aparência não muito comum. É servido com torradas, usado em molhos e recheio de massas ou como acompanhamento.

Fonte: Adaptado de Só Nutrição. Guia Nutricional: Leite. Disponível em: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/guia/leite.php