sexta-feira, 17 de abril de 2009

Origem da Cerveja

Os sumérios, povo que vivia na Mesopotâmia (atual Iraque), descobriram a cerveja quando preparavam pão.

A fermentação da massa de cereais levou ao surgimento de um líquido (cerevisia) que foi o primeiro advento da cerveja atual.

A palavra cerveja originou-se de cerevisia, possivelmente em homenagem a Ceres, deusa da agricultura.

“Há registros de cervejas produzidas a partir do pão de cevada pelos sumérios, daí a associação de cerveja como sendo o pão líquido, mas foram os monges católicos que introduziram o uso do lúpulo para dar o amargor e, por dominarem o uso da escrita, registraram suas receitas e uniformizaram os processos e os ingredientes”, relata Wilson José Fornazier, mestre-cervejeiro da AmBev.

A bebida chegou ao Brasil com D. João VI, em 1808. "Ainda assim, as cervejas consumidas naquela época eram importadas, visto que a produção local era desestimulada, para evitar a concorrência com o vinho português. Somente alguns anos mais tarde é que se começou a fabricar cerveja no Brasil, mas as produções eram caseiras e com técnicas bastante rudimentares", completa.

A primeira cerveja comercial, e que ainda está em plena atividade, foi a Bohemia, em 1853. Anos mais tarde, em 1888, foi criada a Manufatura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, lançando a cerveja Brahma Chopp no mercado nacional. Além delas, permanecem até hoje no mercado a Antarctica e a Caracú. De lá pra cá, surgiram várias outras marcas no mundo todo.