terça-feira, 9 de março de 2010

História do Chiclete

O chiclete é uma invenção antiga que data do século XVI.

Ele foi descoberto quando os espanhóis chegaram ao México e observaram que os antigos Maias mascavam, para a higiene dos dentes o látex de uma árvore conhecida no Brasil como Sapotizeiro e pelos nativos de Zapote. Esta resina era chamada por eles de "Tchi - Clé" (Tchi=boca e Clé=movimento), palavra que foi adaptada pelos espanhóis.

A versão moderna e mais conhecida nasceu nos Estados Unidos em 1869. O inventor Thomas Adams, depois de observar uma menina pedindo parafina para mascar, inventou uma goma com a sobra de uma resina originada do Sapotizeiro. A procura e o sucesso foram tão grandes que em pouco tempo Adams resolveu sofisticar a goma, chamada de Adams New York Nº 1, dando-a um sabor licoroso.

Há diversas histórias curiosas sobre a evolução do chicle.

Em 1880 Willian J. White, um vendedor de pipocas de Cleveland, deu sabor à goma e batizou de Yucatan. O sucesso foi instantâneo.

Já o chiclete de bola surgiu pelas mãos de Frank H. Fleer, no século XX, e foi chamado de Blibber-Blubber.

O chiclete sempre fez sucesso porque o ato de mascar é praticado desde a Antiguidade, quando era costume mascar peles e cascas de árvores. Nos dias de hoje, o chiclete é amplamente consumido por crianças, jovens e adultos em seus mais diferentes sabores e formatos.

Adaptado do site: Arcor. Estudantes. História do chiclete: http://www.arcor.com.br/estudantesint.php?estudante=3