domingo, 1 de fevereiro de 2009

Alimentos Funcionais

Segundo a Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, descreve-se alimento funcional como "aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica."

Normalmente, estes alimentos possuem componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de certas doenças.

Exemplos de Alimentos Funcionais:
· Soja: Possui isoflavona, responsável por amenizar os sintomas da menopausa e melhorar o perfil lipídico (Aumento do HDL e diminuição do LDL e triglerídeos).
· Salmão, Atum, Linhaça e Azeite: Possuem ômega-3. Estudos comprovaram que este ácido graxo possui efeito anti-inflamatório e ainda é capaz de reduzir o LDL.
· Chá Verde, Uva (fruta e suco) e Vinho tinto: Contém catequinas. Reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico.
· Tomate, melancia, pimentão vermelho, pimenta-do-reino, goiaba: Seu tom avermelhado característico provem do licopeno, substância antioxidante (diminuindo o risco de alguns tumores, principalmente de próstata).
· Cereais integrais, aveia, centeio e cevada: Alimentos ricos em fibras (solúveis e insolúveis). Reduzem o risco de câncer de cólon, melhoram o funcionamento do intestino e ajudam no controle da glicemia.
· Alho: Possui sulfetos alílicos, responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico, reduzção do colesterol total, pressão arterial e o risco de câncer gástrico;.
· Chocolate: Possui epicatequinas, catequinas e procianidinas. Substâncias com efeito antioxidante (reduzem a agregação plaquetária e auxiliam no controle do colesterol).
· Linhaça: Contém lignanas, responsável por inibir tumores hormônio-dependentes.
· Iogurtes e leites fermentados: Fontes de probióticos (bífidobacterias e lactobacilos). Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon.
Referência Bibliográfica:
Salgado, J. Previna doenças: Faça do alimento o seu medicamento. São Paulo: Madras.