segunda-feira, 12 de abril de 2010

História da Pizza

Antes da Era Cristã, em Roma, os nobres comiam o pão de Abraão, uma massa chamada de Piscea, à base de farinha, água, sal, ervas e alho. Porém, somente quando o tomate chegou a Europa, trazido por Cristóvão Colombo, foi incorporado à receita.

A receita se popularizou a medida que era vendida por ambulantes nas ruas.

O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.
Don Rafaelle ficou famoso em 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para o rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade. O pizzaiolo, para prestar uma homenagem à rainha, resolver fazer a pizza com as cores da bandeira italiana (branco, vermelho e verde).

A rainha gostou tanto da pizza que Don rafaelle a batizou com o seu nome. Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. Os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

Dia da Pizza
O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de pizza de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.
Disponível em: http://gigliopizzas.blogspot.com/search/label/HIST%C3%93RIA%20DA%20PIZZA