quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Novas exigências do FDA podem excluir o açúcar dos rótulos

O Instituto de Medicina dos Estados Unidos, mesmo comitê que formulou as recomendações de ingestão diária de nutrientes (DRI - Dietary Reference Intakes ou Ingestão Diária Recomendada, em português) concluiu que não há evidências científicas de malefício à saúde que suportem a descrição no rótulo da quantidade de açúcar adicionado aos alimentos.

O Instituto de Medicina é subordinado ao FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental que faz o controle dos alimentos.

O relatório salienta a necessidade de que o rótulo contenha valores nutricionais de energia, carboidratos totais (amido + açúcares), proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.

Outro motivo para que o açúcar adicionado ao alimento não esteja incluído no rótulo é de que seria difícil distinguir este do açúcar encontrado naturalmente nos alimentos.

Resta saber o que o Ministério da saúde pretende acatar.

Este texto foi retirado e traduzido da notícia “Proposed Nutrition Labels May Exclude Sugar”, podendo ser encontrada no site: http://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=120904