sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Obesidade no Brasil

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica revelou um panorama preocupante no que diz respeito à obesidade no Brasil. A primeira constatação é a de que o número de pessoas acima do peso é muito elevado.

Segundo o estudo, feito a partir de 4.223 entrevistas, há no País cerca de 63 milhões de pessoas com sobrepeso, 15 milhões com obesidade grau 1 e quase 4 milhões com obesidade grau 3 (IMC > 40kg/m3).

Foi surpreendente também a informação de que a principal atividade considerada de lazer dos brasileiros foi ir à padaria. Nada menos do que 66% dos entrevistados apontaram o hábito como o preferido. Apenas 7% contaram ir a teatros e 17% a cinemas. Outros costumes, como fazer as refeições em frente da televisão e consumir muita fritura, também apareceram no estudo. E esses hábitos se revelaram mais presentes entre os indivíduos acima do peso.

Os responsáveis pela pesquisa esperam que as informações sirvam de base para a preparação de campanhas cujo foco seja a mudança de hábitos. "Pelo que vimos, há vários fatores pequenos e cotidianos que contribuem para o crescimento da obesidade no Brasil. Mudá-los é uma forma de virar esse quadro", afirma o cirurgião Martinho Rolfsen, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e integrante da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade.

Adaptado da Revista Isto É - Edição 2015-18/06/08

Disponível em: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2015/artigo92600-1.htm