sábado, 16 de abril de 2011

Frozen yogurt ou sorvete à base de iogurte

Esta semana provei o frozen yogurt sabor natural e percebi um sabor "amargo".


Me perguntei o que faz então com que tantas pessoas o estejam consumindo? Talvez o fato de ser um alimento "saudável"?
Quando não são acrescentadas coberturas*, ele é realmente mais saudável do que alguns lanches disponíveis em fast foods porque contém leite (fonte de proteínas) e possuem concentrações reduzidas de açúcares (lactose e sacarose) e gorduras.
*Algumas sugestões de coberturas saudáveis seriam as frutas.
Mas será que as empresas realmente estão vendendo o que anunciam? A reportagem da Revista Época desta semana diz que não. Leia abaixo:

Entidade de proteção ao consumidor testou algumas marcas de frozen yogurt e constatou que a maioria não pode ser chamada como tal, mas de sorvete à base de iogurte.


As lojas especializadas em frozen yogurt se multiplicaram no último ano, mas o que se oferece ao consumidor não pode ser chamado de frozen yogurt, segundo a Proteste Associação de Consumidores.

A entidade avaliou oito marcas do produto para checar se elas seriam compostas de "iogurte gelado" e foram reprovadas as marcas Yogolove®, Yoggi®, Yogoberry®, Yoforia®, Tutti Frutti Frozen Yogurt® e Bendita Fruta®. Já a Yogofresh® não apresentou iogurte no produto. A Proteste sugere, então, que os produtos reprovados sejam chamados de sorvete à base de iogurte.


As empresas se defendem dizendo que, uma vez que o mercado de frozen yogurt é muito recente no Brasil, ainda não há uma regulamentação específica para o produto, ou seja, não se trata de um iogurte frozen (congelado), ele é apenas ingrediente de uma receita, às vezes a principal matéria-prima. Leia a reportagem completa no site da revista Época. Revista Época. Frozen do quê?, 2011 abr 15 [acesso em 2011 abr 16]. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI226151-15201,00-FROZEN+DO+QUE.html