sexta-feira, 2 de maio de 2014

Regra dos 5 segundos

Um estudo realizado na Grã-Bretanha concluiu que a quantidade de bactéria transferida à comida é diretamente proporcional ao tempo em que ela permanece no chão.

A pesquisa analisou a quantidade de bactérias transferidas à alimentos que foram deixados no chão em intervalos de tempo de 3 a 30 segundos. Os resultados mostraram que alimentos pegajosos e úmidos são mais propensos a serem contaminados do que os secos. 

Os autores também verificaram que o tipo do piso interfere na contaminação, sendo observadas maiores quantidade de bactérias transferidas para os alimentos em pisos laminados ou de azulejos, comparados aos carpetes.

Segundo um dos autores do estudo, a contaminação dos alimentos que caem em superfícies de ambientes fechados é pequena, especialmente se a comida é retirada de lá rapidamente. Em conclusão, "nosso estudo oferece algum tipo de alívio às pessoas que decidem aplicar a regra dos 5 segundos". 


Fontes: 

  • Veja On Line. Ciência. Alimentação. Regra dos 5 segundos para alimento que cai no chão tem fundamento, diz estudo. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/regra-dos-cinco-segundos-para-alimento-que-cai-no-chao-pode-ser-verdadeira [postado em: 14/03/2014 às 16:54. Acesso em 30/03/2014].
  • CBC News. Health.  5-second rule for dropped food put to the test. Time, food and floor surface all matter when applying 5-second rule for food. Disponível em: http://www.cbc.ca/news/health/5-second-rule-for-dropped-food-put-to-the-test-1.2597311 [postado em: 03/04/2014 às 16:18. Acesso em 06/04/2014].

Não se esqueçam que continuamos com o recrutamento de voluntários com diabetes tipo 1: