segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Yacon

Originária dos Andes, a espécie foi introduzida no Brasil por imigrantes japoneses nas décadas de 80 e 90.

Este tubérculo é uma espécie da família Asteraceae. Cientificamente denominada Polymnia sonchifolia, seus nomes populares variam de acordo com o país onde é consumida: 
  • Brasil: batata yacon. 
  • Equador: jicima ou yacuma.
  • Bolívia: aricoma ou yácon.
  • Colômbia: arboloco.
  • Peru e Argentina: yacón.
  • Estados Unidos: yacon strawberry. 
  • França: poire de terre.
  • Inglaterra: leafcup ou yacón.
  • Itália: polimnia.

Como possui consistência macia, polpa levemente amarelada e um gosto adocicado semelhante ao das frutas, a batata yacon é exposta juntamente com as frutas nos mercados andinos.


As raízes apresentam sabor amiláceo quando ingeridas cruas e descascadas, mas podem ser preparadas por cocção sem afetar a sensação de saciedade conferida com seu consumo (as fibras dietéticas presentes em sua composição - frutooligossacarídeos - apresentam a vantagem de não serem susceptíveis à reação de Maillard e mantem-se estáveis a temperaturas de até 140°C. Desse modo, não são degradados na maioria dos processos térmicos). 



Composição:
Considerada um alimento altamente energético, é composta basicamente de água e carboidratos, os quais são armazenados principalmente como frutooligossacarídeos.

Diferentemente dos tubérculos que armazenam carboidratos na forma de amido, a batata yacon possui 40-70% de frutooligosacarídeos (fibras que não podem ser digeridas pelo organismo humano).


Com reduzido teor de proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, o potássio o mineral mais abundante (230mg em 100g de matéria fresca)

Benefícios para a saúde:

A atividade prebiótica dos frutooligossacarídeos promove efeitos favoráveis à saúde.

Constipação intestinal:
A batata yacón possui fibras alimentares solúveis e prebióticos (tipo de fibra alimentar denominado inulina), sendo de baixa digestibilidade e estimulando o crescimento e atividade das bactérias intestinais (os produtos da fermentação agem suprimindo a atividade de bactérias patogênicas).
Atua também aumentando o bolo fecal e reduzindo o pH do intestino, favorecendo a absorção de minerais.

Sistema imunológico:
Estudo mostrou que a ingestão do tubérculo regula a secreção de citocinas e anticorpos celulares (IgA – anticorpo responsável pela proteção da camada epitelial do intestino), atuando na prevenção de infecções intestinais, como as colites.

Diabetes:
Porque o tubérculo é rico em fibras, os carboidratos da yacon têm lenta absorção, equilibrando as concentrações glicêmicas do sangue. Também, a batata yacon possui menos calorias comparada à inglesa (30 kcal e 52 kcal em 100g, respectivamente).

Saciedade:
Devido às fibras, proporciona maior sensação de saciedade.

Colesterol:
Quando a flora intestinal não está funcionando, a biles não retorna ao fígado para ser reabsorvida e eleva as concentrações de colesterol do sangue. A ingestão regular da batata yacon auxilia a homeostase da flora intestinal, atuando na absorção do colesterol pelo fígado e impedindo se acumule no sangue.

Pressão arterial:
O potássio atua regulando a quantidade de água e de íons dentro das células por meio da bomba de sódio e potássio. O equilíbrio entre as concentrações de sódio e potássio no interior da célula promovem a despolarização e repolarização da membrana celular.

O potássio reduz a pressão arterial porque estimula a excreção de sódio intracelular, reduz a renina e norepinefrina e aumenta a secreção de prostaglandinas.

Referências:
  • Carlos Nieto C. Estudios agronomicos y bromatológicos en jícama (Polymnia sonchifolia Poep et Endl.). Arch Latinoam Nutr 1991; 41(2): 213-21.
  • Ohyama T,  Ito O, Yasuyoshi S, et al. Composition of storage carbohydrate in tuber of yacon (Polymnia sonchifolia). Soil Sci Plant Nutr 1990; 36:167-71.
  • Delgado GTC. Avaliação dos efeitos do consumo regular de yacon (Smallanthus sonchifolius) sobre o sistema imune murinho; 2012.
  • Genta S, Cabrera W, Habib N, et al. Yacon syrup: beneficial effects on obesity and insulin resistance in humans. Clin Nutr 2009;28(2): 182-7.
  • Lachman J, Fernández EC, Orsák M. Yacon [Smallanthus sonchifolia (Poepp. et Endl.) H. Robinson] chemical composition and use-a review. Plant Soil Environ 2003; 49(6): 283-90.


Não se esqueçam que continuamos com o recrutamento de voluntários com diabetes tipo 1: